quarta-feira, 2 de abril de 2014

Curso de Cinema no Brasil realiza sua terceira etapa no Recife

Cena do filme A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro, que será
exibido durante o curso
  

    Professores da rede pública estadual do Recife já estão participando da terceira etapa do Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil, desde segunda-feira (31). O projeto é voltado para a formação destes profissionais, e busca levar a escolas pernambucanas aulas sobre o cinema brasileiro, com o objetivo de instrumentar professores para usarem filmes nacionais em suas aulas. O curso é gratuito e ficará no Recife até o dia 04 de abril, na Escola Estadual Aníbal Fernandes, no bairro de Santo Amaro. As aulas acontecem das 14h às 18h e os professores interessados deverão preencher um formulário disponível no blog do curso (www.cinecursope.blogspot.com.br) e enviá-lo para o e-mail cinecursope@gmail.com, ou entrar em contato com as regionais da Secretaria de Educação por onde o curso passará. Mesmo com as aulas já iniciadas, interessados ainda podem se inscrever e ir até a escola para participar da formação.
        As aulas são ministradas pela doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Raquel do Monte. O curso passará ainda por Afogados da Ingazeira, de 07 a 09 de maio, e conta com 20 horas de aula em cada cidade.
       Com produção e realização da Jaraguá Produções, incentivo do edital de audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio da Secretaria de Educação, a primeira edição do curso aconteceu em 2011 e passou por Vitória de Santo Antão, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. A segunda edição foi realizada em 2013 e esteve em Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, Nazaré da Mata, Igarassu e Olinda.
        Para Constantino Bezerra, professor de Sociologia responsável pelos professores de Sociologia e Ensino Religioso da Gerência Regional de Educação, o curso tem vantagens também para a relação entre as regionais e os professores. "Na formação com professores, a gente também utiliza filmes. Por exemplo, sobre ensino religioso: a gente pega recortes do filme Gandhi (1982) e inclui na formação, para reflexão. Esse é um conteúdo obrigatório pela legislação, então mostramos que eles não precisam usar apenas livros didáticos, também existem filmes com conteúdo religioso, a multiplicidade das religiões", explica. Ele disse ainda que o Curso aperfeiçoa os professores e demais profissionais de educação, deixando mais claro a história do cinema no Brasil. "A questão da concepção estética, do cinema e literatura, são outras visões que a gente não tem, e que a partir de agora estamos vendo", complementou.
        Por sua vez, Elton Fernandes, professor de Sociologia, Filosofia e Direitos Humanos, acredita que o curso está aprimorando o seu olhar para a relação entre o ambiente escolar e o audiovisual brasileiro. "Sempre gostei de cinema e de incluí-lo nas aulas, mas o curso está ajudando a enriquecer o nosso olhar em torno dessa soma da educação com o cinema e sobre o que isso pode resultar", afirmou.
       "Quando planejamos as aulas, somamos direito o conteúdo que será dado com o que é apresentado no filme, isso ajuda a enriquecer o aprendizado e a imaginação dos alunos. O indagar filosófico, por exemplo, uma coisa é eu explicar isso, ler um capítulo de um livro e tentar estabelecer um debate. Outra coisa é eu discutir isso a partir de uma obra como O Show de Truman (1998). Aí eu exibo isso e mostro como o personagem contesta tudo ao seu redor, e daí puxo para o indagar filosófico, o questionamento do cotidiano, que vai nessa linha. Então quando passamos um filme, é como se tivesse um turbilhão de informações para eles, que é somado ao que foi passado em sala de aulas, enriquecendo o conteúdo", acrescenta Fernandes.
           

Serviço:
Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil 

Inscrições:
Os interessados em participar poderão se inscrever e saber mais informações através do www.cinecursope.blogspot.com. Professores e educadores de apoio do Estado poderão fazer suas inscrições também nas escolas estaduais, que serão encaminhas às Gerências Regionais de Educação das suas cidades.

Agenda:
Recife Norte
Dias: 31.03 a 04.04
Horários: 14h às 18h
Local: Escola Estadual Aníbal Fernandes – R. Marquês do Pombal, s/n, Santo Amaro

Afogados da Ingazeira
Dias: 07 a 09.05
Horários: 08h às 12h e das 13h às 17h
Colégio Normal Estadual – Av. Padre Luiz de Campos Góes, s/n, Centro


Nenhum comentário:

Postar um comentário