quinta-feira, 3 de abril de 2014

Avaliação do curso em Palmares

Como prometido, vamos dar início às postagens com resenhas e avaliações do curso escrita pelos professores que participaram desta edição! A avaliação abaixo foi escrita pela professora Maria Vaneide, que assistiu às aulas em Palmares.

"Na perspectiva para uma dinâmica de inovação para o ensino, entre os vários recursos de abordagem na educação, integra-se o cinema, sendo assim, considerado um meio de comunicação, linguagem que vem de anos passados, porém atual. A educação pode obter esse meio como instrumento ou como uma parceria pois o mesmo pode ser visto como elemento educativo. Trabalhar com filmes como mais um procedimento educativo é levar o estudante a descobrir o meio social e seus segmentos, pois os filmes de acordo com os conteúdos elevam o valor cultural, trazendo referências, o lúdico, ideologias e conhecimentos que são colocados como ponte afirmativa de forma artística. Dos mais difíceis aos mais fáceis, dos mais aceitos aos mais ignorados, os filmes apresentam sempre uma base de interpretação maior pelos recursos disponibilizados, ajudando a observação com maior precisão nas imagens, formas, cores, sons, cenários e etc. para o ato do ensino-aprendizagem.

Escolher os filmes como instrumento para melhorar o processo ensino-aprendizagem pede caminhos para uma aula dialogada com mais força nas participações dos estudantes e professores de acordo com a abordagem do filme. Assim, conhecer a trajetória da história do cinema se mostra uma necessidade ainda maior. O que causa o encantamento de poder usar os filmes nas aulas é a aproximação do ver, ouvir, e então analisar, interpretar com os estudantes, fazendo um contato maior com todo o conjunto encontrado no cinema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário