segunda-feira, 4 de março de 2013

Cinecurso chega a Salgueiro

Banner sinaliza que as aulas serão ministradas no
auditório da GRE - Salgueiro
A primeira cidade contemplada com o 2º Curso de Cinema no Brasil é Salgueiro. Chegamos na Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Central, local onde o curso será ministrado ao longo desta semana, e montamos a estrutura para receber nosso alunos multiplicadores de cultura.

Em um primeiro contato, os participantes do curso puderam refletir a respeito da linguagem cinematográfica, de como é formada a junção de imagem e som em movimento.


Participantes do curso recebem explicações sobre a câmera escura

Os alunos ainda puderam discutir a respeito das imagens formadas nos dispositivos óticos anteriores ao cinema, junto com a explicação de Weller sobre os princípios técnicos e narrativos do cinema.

Para tornar a aula mais dinâmica, filmes dos irmãos Lumière, como A Saída dos Operários da Fábrica e A Chegada de um Trem à Estação (ambos mudos, de curta duração, que datam de 1895) e o clássico Viagem à Lua, de Georges Mèliés (1902), foram projetados, a fim de melhor exemplificar os primórdios do cinema para a turma.

Na tela, trechos de Viagem à lua, filme que revolucionou 
a concepção cinematográfica através de seus efeitos especiais

Até a próxima sexta-feira continuamos em Salgueiro. As inscrições para o curso em PETROLINA, que acontece de 18 a 23 de MARÇO, já estão abertas. Basta acessar o link http://migre.me/dt8Sk e seguir o passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário