terça-feira, 19 de março de 2013

Cine Raiz: Ponto de Cultura em Petrolina


Entenda como funciona uma das ações de audiovisual no Vale do São Francisco
Conceição Lima - Coordenadora Pedagógica

Com o objetivo de proporcionar aos jovens das escolas públicas suporte teórico e prático, equipamentos e acompanhamento na produção de um documentário curta-metragem, o projeto Cine Raiz – Inclusão do Audiovisual foi aprovado no I Concurso de Seleção para a Implementação dos Pontos de Cultura do Estado de Pernambuco 2008, convênio firmado entre o Ministério da Cultura e a FUNDARPE.

O foco é retratar temas que ampliem e ressaltem o autoconhecimento da comunidade, reafirmando suas raízes, sua identidade cultural e modo de ver o mundo.

Atuando nos bairros da cidade, o material produzido pelos alunos é exibido em praça pública, fazendo com que o produto audiovisual interaja com a comunidade, propondo assim uma reflexão sobre os principais aspectos vivenciados pela mesma.

Foto: Divulgação


Em entrevista com a coordenadora pedagógica do Cine Raiz, Conceição Lima, e aluna do 2º Curso de Cinema no Brasil, podemos perceber que o trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura vai muito além da produção cinematográfica. “Passamos todos os finais de semana, durante um mês, dentro da comunidade. Oferecemos suporte pedagógico e técnico, que vai desde a escolha do tema até a produção cinematográfica de fato”, afirma a coordenadora.

O trabalho de reflexão sobre pontos da comunidade que devem ser mais explorados é desenvolvido lado a lado com os alunos, desenvolvendo assim, uma visão crítica sobre as condições e ações que poderiam ser mais trabalhadas em benefício da comunidade.

O projeto, que atua em Petrolina a um ano e meio, já possui 13 filmes produzidos pelos alunos e continua firme e forte no Sertão pernambucano, mostrando que cultura e educação podem caminhar juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário