quinta-feira, 7 de abril de 2011

Professores de Vitória e Limoeiro terão curso em história do cinema


A primeira cidade a receber o Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil será Vitória de Santo Antão, de 11 a 15 de abril, e depois Limoeiro, de 25 a 29 de abril. Patrocinado pelo edital de audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o curso de cinema pretende capacitar professores estaduais através de palestras e exibições de filmes, seguidas de debates. As inscrições são gratuitas e vão até sexta-feira (15/4) nas escolas estaduais de Limoeiro  e pelo  site www.cinecursope.blogspot.com  

As próximas cidades a receberem, até 30 de maio, a equipe do curso de cinema serão Arcoverde, Caruaru, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, sempre com o apoio da Secretaria Estadual de Educação - Ensino Médio.  Além de debater temas transversais dos filmes apresentados, a professora Amanda Mansur apresentará um panorama dos principais movimentos cinematográficos e dos diretores brasileiros, buscando incentivar o professor do ensino médio a usar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico em sala de aula.

"Serão destacados nos filmes aspectos históricos, geográficos, políticos, sociais e estéticos, o que será um desafio para uma semana.  Após o curso podemos continuar o debate virtualmente através do blog, onde serão publicadas as resenhas críticas dos alunos sobre os filmes", disse Amanda, diretora audiovisual e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os participantes receberão apostilas para aprofundar os conhecimentos que, segundo a professora Amanda, terá dicas de filmes e sites sobre cinema brasileiro e, ainda, lista de festivais e cineclubes de Pernambuco. O curso é voltado, prioritariamente, aos professores estaduais no contra turno escolar, mas podem participar outros educadores de pontos de cultura e cineclubistas dos municípios contemplados. Os participantes receberão certificado ao final do curso, com carga horária de 20 horas.

Daniela Almeida - Assessoria de Imprensa - (81) 8547-3439

Serviço:
Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil para Professores
Mais informações e inscrições: cinecursope@gmail.com ou nos telefones abaixo.

Vitória de Santo Antão
11 a 15 de abril │ das 13 h às 17 h
Limoeiro
25 a 29 de abril  │ das 18 h às 22 h
Local: Escola Polivalente - José Joaquim da Silva Filho, Rua Dr. Demócrito Cavalcanti, Livramento.
Informações na GRE Mata Centro, em Vitória:
Telefone: (81) 3526-8935

Local: Ginásio de Limoeiro - Arthur Correia de Oliveira, Rua Vigário Joaquim Pinto, 732, Centro  (em frente à rodoviária)  .
Informações na GRE Vale do Capibaribe, em Limoeiro - Telefone: (81) 3628-8708









Nenhum comentário:

Postar um comentário